top of page

Normas para Submissão de Oficinas

A Comissão Organizadora da I JORNADA CIENTÍFICA DA UEPA BARCARENA torna pública a abertura do processo de submissão de propostas de oficinas que integrarão a programação do evento a ser realizado na Universidade do Estado do Pará – Campus Barcarena, no período de 13 a 15 setembro de 2017.

I. INFORMAÇÕES GERAIS
 
1.1. As oficinas farão parte da programação do evento, sendo realizadas no dia 14 de setembro, das 08h às 12h em locais previamente definidos e divulgados pela comissão.
1.2. Cada oficina terá 4 horas de duração e apenas acadêmicos podem apresentar propostas.
1.3. A seleção de oficinas será realizada pela comissão específica montada para esse fim.
1.4. Ao total serão aprovados no máximo 10 oficinas. Sendo que a comissão poderá estabelecer uma lista de espera para o caso de desistência de alguma das propostas selecionadas.
1.5. A oficina pode ter até dois ministrantes.
1.6. Os ministrantes das oficinas receberão o certificado de ministração após o término do evento.
1.7. O evento não custeará qualquer item de despesa de deslocamento, estadia, apenas o material para a realização de oficinas. Recurso oriundo das inscrições do evento.
II. INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
2.1. O recebimento das propostas de oficinas ocorrerão no período de 12 de junho a 30 de agosto de 2017.
2.2. O resultado da seleção das oficinas ocorrerá até  21 de agosto de 2017  e será divulgada na página do evento.
2.3. As propostas de oficinas devem ser enviadas em formulário específico em formato Word conforme formulário.
2.4. As propostas devem ser submetidas unicamente via e-mail para o endereço: jornada.barcarena@gmail.com, contendo no campo ‘assunto’ da mensagem a expressão “Proposta de oficina JORNADA 2017”.
2.5. As propostas que não atenderem a formatação ou que apresentarem dados incompletos serão desconsideradas do processo de seleção.
2.6. Todos os ministrantes de oficinas devem estar regularmente inscritos no evento.
2.7. A seleção de oficina estará sujeita à disponibilidade de infraestrutura e instalação solicitada pelo proponente.
2.8. O processo de seleção de oficinas levará em conta a relevância e contribuição para os eixos temáticos do evento, além da relevância acadêmica e formativa da proposta. O critério de ordem de inscrição poderá ser utilizado, caso necessário.
 III. CASOS OMISSOS
3.1. Caberá à Comissão Organizadora analisar e decidir sobre casos omissos e situações não previstas neste Edital.

Normas para submissão de trabalhos científicos

Favor siga rigorosamente as orientações para envio de trabalhos. Período de submissão dos trabalhos: 12 de junho a 14 de agosto de 2017.

I. INFORMAÇÕES GERAIS
1.1. Os autores têm duas possibilidades de submissão, no formato de artigo ou resumo expandido. O formato de artigo implica na apresentação oral do trabalho e na forma de resumo expandido a apresentação é no formato de banner.
1.2. Cada interessado poderá submeter até dois (02) trabalhos, como primeiro autor, independente da categoria e até quatro (04) trabalhos como coautor. Não serão aceitos trabalhos com mais de quatro (4) autores. Só serão aceitos trabalhos em Português.
II. FORMATO DO ARTIGO (modelo anexo)
2.1. O ARTIGO, com no máximo 4 (quatro) autores, deverá ter de 06 (seis) a 10 (dez) laudas no formato A4 com 2,5 cm de margem de cada lado (superior, inferior, direita, esquerda), no editor de texto Word for Windows 6.0 ou superior, digitado em fonte Cambria Math, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. O teor científico do artigo deve ser pesquisa concluída com apresentação de resultados. Serão aceitos resultados preliminares. Serão aceitas pesquisas bibliográficas. O título do artigo deverá estar na 1ª linha em caixa alta e em negrito, pular uma linha e citar o nome do autor seguido dos coautores, sem a titulação acadêmica, seguindo a sequência: nome, sobrenome, sem abreviações. Na linha seguinte identificar a instituição. Pular uma linha e iniciar o resumo com no máximo 250 palavras, pular uma linha e digitar palavras-chave, pular linha e iniciar o texto. Todo parágrafo deve ter recuo de 1,25 cm na primeira linha e o espaçamento entre os parágrafos deve ser de 0pt (não utilizar o espaçamento automático). Cada artigo poderá ter no máximo 5 figuras e/ou gráficos e/ou tabelas e/ou quadros, não cumulativos, numerados em algarismos arábicos e legendados. As figuras e gráficos deverão vir em formato TIFF ou JPEG com resolução de 300 dpi. As figuras não poderão ter altura maior que 6 cm. As tabelas e quadros deverão estar em forma de texto.
2.2. Devem constar destacados os seguintes tópicos: a) Título: todo em caixa alta, negrito e centralizado; b) Identificação: colocar em sequência o nome e sobrenome do autor e coautor(es), separados por virgulas, sem nenhum tipo de titulação; na linha seguinte, nome da instituição, cidade, estado, país e e-mail de contato do 1° autor do trabalho (evite descrição muito detalhada, referenciando apenas a mais relevante); c) Resumo: deve conter introdução, objetivo, metodologia de forma sintética, resultados e conclusão; o texto deve conter no máximo 250 palavras, sem parágrafos, justificado com espaçamento entre simples (1,0) entre linhas; d) Palavras-chave: destacar de três a cinco palavras-chave; e) Introdução: deve vir em forma textual, com destaque para os objetivos; f) Metodologia: descrever a amostra, métodos e protocolos utilizados, bem como as análises utilizadas, quando for o caso; g) Resultados e Discussão: é obrigatória a apresentação dos principais dados, de preferência em forma de tabela, ou em texto que apresente claramente os valores e/ou descrições claras dos resultados do estudo. Não serão aceitos resumos com frases como: “os resultados serão apresentados ...” ou “foram encontradas diferenças...” sem apresentar nenhuma evidência; h) Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto; i) Referências: de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2002).
III. FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO (modelo anexo)
3.1. O RESUMO EXPANDIDO com no máximo 4 (quatro) autores, deverá ter no mínimo 02 (duas) e no máximo 03 (três) laudas no formato A4 com 2,5 cm de margem de cada lado (superior, inferior, direita, esquerda), no editor de texto Word for Windows 6.0 ou superior, digitado em fonte Cambria Math, tamanho 12, espaçamento simples (1,0) entre linhas, parágrafo único e justificado, sem incluir gráficos ou figuras.
3.2. Devem constar destacados os seguintes tópicos: a) Título: todo em caixa alta, negrito e centralizado, contendo no máximo 2 linhas; b) Identificação: colocar em sequência o nome e sobrenome do autor e coautor(es), separados por virgulas, sem nenhum tipo de titulação; na linha seguinte, nome da instituição, cidade, estado, país e e-mail de contato do 1° autor do trabalho (evite descrição muito detalhada, referenciando apenas a mais relevante); c) Introdução: deve vir em forma textual, com destaque para os objetivos; d) Metodologia: descrever a amostra, métodos e protocolos utilizados, bem como as análises utilizadas, quando for o caso; e) Resultados e Discussão: é obrigatória a apresentação dos principais dados, de preferência em forma de tabela, ou em texto que apresente claramente os valores e/ou descrições claras dos resultados do estudo. Não serão aceitos resumos com frases como: “os resultados serão apresentados ...” ou “foram encontradas diferenças...” sem apresentar nenhuma evidência; f) Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto; g) Referências: de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2002); h) Palavras-chave: destacar de três a cinco palavras-chave no final.
IV. ENVIO DO ARTIGO E/OU RESUMO
4.1. O trabalho deverá ser enviado unicamente via e-mail: jornada.barcarena@gmail.com  junto ao mesmo deve ser destacado qual eixo temático o tema do resumo está voltado.
 
4.2. O cadastro obrigatório deve ser do primeiro autor do trabalho, nunca do coautor, pois os dados do cadastro no e-mail serão usados para a emissão de certificados e crachá (evitando também problemas de envio de correspondência).
4.3. Certifique-se que o arquivo está anexado, que o primeiro autor do trabalho é o que foi cadastrado com os dados e aguarde o e-mail de confirmação de envio e anote o número de IDENTIFICAÇÃO, ele é obrigatório para o acesso às informações sobre seu trabalho em qualquer comunicação posterior.
4.4. Não serão aceitos trabalhos enviados fora do período de submissão.
4.5. Os trabalhos aprovados farão parte do material que será utilizado para a elaboração dos Anais da I Jornada Acadêmica da UEPA-Barcarena.
4.6. Pelo menos um dos autores do trabalho deve estar inscrito no evento para que o trabalho seja apresentado e publicado futuramente.
V. CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO
5.1. Os trabalhos submetidos a I Jornada Cientifica da UEPA de Barcarena serão avaliados pela Comissão Científica, tendo esta, autonomia para aceitar ou recusar o trabalho, não cabendo recurs
5.2. Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições: trabalho enviado fora do prazo, fora do padrão especificado, com formatação inadequada, mais de três trabalhos  como 1º autor, trabalhos do tipo: propostas de projeto de pesquisa, com metodologia e/ou análise estatística ausentes ou inadequadas, apresentação insuficiente de resultados, estudos de caso ou relatos de experiência não adequadamente justificados ou sem apresentação de resultados.
VI. EIXOS TEMÁTICOS
6.1. Educação, formação de professores e práticas curriculares.
6.2. Tecnologias aplicadas as Ciências: Física, Química e Biologia e Geografia.
6.3. Ciências Humanas e Geopolítica.
VII. AVISOS
7.1. Para a participação do evento é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 15,00 reais.
7.2. O candidato inscrito poderá participar de um minicurso e uma oficina, roda de conversa e apresentar trabalhos.
7.3. A taxa de inscrição não será devolvida mesmo que o trabalho não seja apresentado e/ou o candidato não participe do evento.
7.4. Apenas serão aceitos trabalhos inéditos que não tenham sido apresentados em congressos nacionais ou internacionais ou submetidos à publicação. O não cumprimento de quaisquer das instruções abaixo descritas implicará automaticamente na rejeição da publicação do trabalho na XII Jornada Acadêmica.
7.5. Os certificados serão impressos com as informações preenchidas no cadastro e o certificado será emitido contendo autores e coautores na forma e sequência digitadas no momento do cadastramento. Evite problemas conferindo seu cadastro antes de confirmar.
FAVOR PREENCHER O CADASTRO OBRIGATORIAMENTE COM OS DADOS DOS AUTORES DO TRABALHO.
VIII. ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÃO NO TEXTO
8.1. O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra maiúscula, seguida do ano da publicação, como no exemplo: Macedo (2008); Macedo e Fontes (2007); Macedo, Fontes e Silva (2010), quando houver mais de quatro (4) autores: Macedo et al. (2007).
 
8.2. Para citação onde o nome do autor e ano estejam entre parênteses, deverão ser separados por vírgula, em letras maiúsculas como no exemplo: (MACEDO, 2007). Entre autores e obras utiliza-se o ponto e vírgula para separá-los, exemplo: (MACEDO; FONTES, 2007; SILVA, 2010), e quando a citação contiver mais de três autores (MACEDO et al., 2000).
 
8.3. Citações DIRETAS com até três (3) linhas devem permanecer com a mesma fonte do texto, com a citação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada, como no exemplo: (MACHADO, 2007, p. 58).
 
8.4. Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numeradas em algarismos arábicos, legendados e incluídos no texto.
IX. ORIENTAÇÕES PARA AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9.1. As referências, contendo somente os autores citados no trabalho, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho. Citar todos os autores do trabalho, não citar “et al.”.
9.2. Não deve haver recuo na primeira linha
Exemplos:
9.2.1. Livro
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. 1.ed. Jundiaí: Fontoura, 2004.
9.2.2. Capítulo de Livro
BECKER JUNIOR, B.; TELÖKEN, E. A criança no esporte. In: MACHADO, A.A. Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura, 2008. p. 17-34.
9.2.3. Monografia/Dissertação/Tese
MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 1996, 90f. Monografia (Graduação em Educação Física). Universidade do Estado do Pará, Santarém.
MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 1996, 90f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 1996, 190f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
9.2.4. Artigos de Periódicos
MACHADO, A.A.; REBUSTINI, F.; GOMES, R. A.; AMANDIO, J. C. A.; GOUVÊA, F. C. Alterações dos estados emocionais: relação da faixa etária com as funções esportivas na perspectiva da psicologia do esporte. Revistas de Saúde Pública, v.6 n.2, p. 39-46, 2007.
9.2.5. Artigos de meio eletrônico
REBUSTINI, F. SILVA, A.B. CALABRESI, C.A.M; MACHADO, A.A. Efeito imediato de duas intensidades de treinamento sobre os estados de humor em jovens voleibolistas do sexo feminino. Lectures Educación Física y Deportes, v. 10, n. 80, 2005. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd80/humor.htm> Acesso em: 25 set. 2005.
9.2.6. Anais de Eventos
SANTOS, C. V. dos; SILVA, C. D.; CARDOSO, R.; RUBIO, V. H.; OLIVEIRA, L. C. Políticas públicas e esporte: fatores que levam jovens adolescentes de 10 a 14 anos a participarem do instituto esporte & educação. 11º Congresso Paulista de Educação Física. In: Anais..., Jundiaí, ISSN 1981-4305, p. 44, 2007.
Prof. Dr. Marcos Antônio Barros dos Santos
Presidente da Comissão Organizadora
bottom of page